E hoje é dia de banho! Mas não é qualquer banhinho não! É daqueles de esfregar até a alma turca que eu não sabia que existia em mim, rs.
Deixa a sultanesca aqui explicar…
O banho turco ou Hamman é um ritual antiquíssimo na cultura turca, onde tanto homens como mulheres entram em uma sala especial para serem exfoliados e espumados. Tudo isso na intenção de deixar o corpo e a mente NO stress. Dizem as más línguas que era na hora do banho turco que as mães dos sultões escolhiam “candidatas” para eles. Isso mesmo… no plural. Os bichos sem vergonha, que eles não me escutem, podem ter quatro mulheres. Não sei como ele faz para domar as feras, mas deixa para lá, rs, e vamos tomar banho…
Posso garantir que vocês nunca tomaram um banho assim na vida. A começar pelo fato de que não usamos toalha e, sim, o peshtemal – um tecido mais leve para nos enrolar antes e depois do banho.
Mulheres são banhadas por uma mulher ou natir e homens por um homem ou tellak. A sala é inteira de mármore que aceita bem o calor do ambiente, constantemente vaporizado como uma sauna, mas muito leve, leve mesmo. E o banho é tomado com a gente deitado numa pedra de mármore no centro da sala. Esta em uma temperatura morna também. Os banhos podem ser comunitários – o lugar mais tradicional em Istambul é o Çemberlitas – ou private, onde só você, ou você e sua mãe, ou as amigas podem participar.
Vou falar detalhadamente da minha experiência, porque sim, eu falo mais do que o homem da cobra, rs. Escolhi o Four Seasons Bosphorus para fazer o meu banho turco, ou seja, escolhi o Hamman private. Queria observar todos os detalhes, sem que me sentisse envergonhada e, além do quê, tomar um banho turco no Four Seasons é a deslumbração grau 1000 que a Cosmopolitando aqui adora! E não me enganei com o tratamento VIP que recebi.
 
image

image

Primeiro o ambiente é lindíssimo! A área da piscina é riquíssima em detalhes! Você simplesmente sente uma coceira nos pés para sair correndo e dar um pulo naquele azul.

 
image

E o spa inteiro é cheinho das minhas reviravoltinhas turcas. Olhem no copo que me serviram um suquinho detox de tamarindo, por exemplo, nas portas das saunas e na piscina principal.

image

image

 image

image

Fui recebida pela minha natir, Şerif, um amor de pessoa com talentos de terapeuta holística e fotógrafa. Tudo que eu queria! Afinal, quando estamos em um spa, máquina fotográfica tem que ser guardada dentro do locker, daí vocês tiram como a moça se garantia, porque foi tudo foto do celular. Com fotos tão boas antes mesmo da esfregação geral, já sabia que estava, literalmente, em boas mãos. Şerif me deu uma calcinha descartável, porque o negócio é “aplayboyzado” mesmo e para evitar algum desconforto, ficamos mesmo só no topless, o que já é pedir demais para mim.

image

image

image

E vamos exfoliar… Mas é esfregar meeeeesmo. Não é ruim. É bom! Só que é com vontade! A esponja usada é própria para o hamman e é chamada kese. É uma espécie de luva e bucha para tirar todo tipo de impureza que você vem carregando ao longo dos anos. Vou repetir: nunca tomamos banho até este dia!

Toda essa esfregação é feita na frente, nas costas, com uma mistura de massagem. Depois é jogada água em cima da gente. Isso mesmo. A água é jogada de um balde para cima da gente. Mas é gostoso. É como se fosse uma onda pequena que quebra na gente. Sabem como é que é, né?  Daí, ela pega um pano, mexe para lá e para cá, esse pano incha como uma balão e ela expreme em cima da gente soltando uma espuma cheirosa, que deixa a pela macia, macia.
A gente fica todinha coberta por essa espuma.
 
image

E tome mais águade bacia até que a gente fique brilhando. Depois, uma lavada nos cabelos com xampu de azeite – se tiver na chapinha, cuidado, rs. O banho tem que ser a experiência completa!

Terminado tudo isso, e que pena, porque poderia ter passado o dia todinho nessa cachoeira turca, ela enrola uma toalha nos nossos cabelos como se fôssemos um sultão – não vão mangar de mim, heim? Aí é só relaxar mais ainda na piscina, na sauna ou na salinha de repouso.
image

Eu tive que ir embora, porque tinha um bate papo marcado com Ipek, PR do hotel. Para minha surpresa, ganhei dela uma romã de presente, que já estava querendo desde que cheguei em Istanbul e Şerif, com sua doçura, me deu um sabonete e uma kese  para que eu trouxesse como lembrança.

Nós tivemos um fim de tarde muito agradável à beira do Bosphorus e fiquei apaixonada pelo tratamento do Four Seasons comigo. Tive chá da tarde e bolinho de aniversário com parabéns.
image

image

Ela me deu várias dicas bacanas da cidade. inclusive sobre Bebek e, com certeza, fizemos uma amizade para vida inteira. Quem explica esse tipo de afinidade, né? Pois bem, o nome do local que tivemos o chá da tarde é YALI, que siginifica casa de madeira à beira do Bosphorus. O Four Seasons não é de madeira, mas é realmente em cima do estreito e, como todo lugar que fui em Istambul, encantador.

Todas essas experiências que passo para vocês são com a intenção de que vocês possam provar um dia. É para isso que o Cosmopolitando existe. Quero espalhar  o tanto de coisas boa que tem pelo mundo a fora, porque como disse um dia desses, o que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva.
My special thank you to the Four Seasons Bosphorus team for treating me like a turkish princess. As I have already said, I cannot put in words both my gratitude and my admiration for all that was done for me. I will definitely be back. Hopefully pretty soon! Warmest Regards, Mila.