Se você é fã desses bichinhos e tem vontade de saber como eles são de perto, como se comportam e, até, ter a oportunidade de alimentá-los, coloque uns dois dias da sua viagem para explorar West Palm Beach, uma das cidades que mais amo dos EUA – localizada a aproximadamente 3h e meia de Orlando. Em um desse dois dias encaixe o Palm Beach Zoo & Conservation Society, zoológico que abriga mais de 550 animais e 190 espécies em habitats cuidadosamente criados para eles. O lugar
cria uma atmosfera natural onde os animais estão em casa e os visitantes podem sentir como é vê-los em seus ambientes naturais. Sem contar que ele é todo organizado por áreas, representando diferentes continentes.
Recentemente foi introduzido como parte dos programas do zoológico, o “Animal Experiences”, onde são oferecidos encontros com animais, como koalas e flamingos. Este, uma reunião com os bichinhos cor-de-rosa e seus guardiões, os quais estão à disposição para explicar todas as singularidades sobre essas aves, que no caso do Palm Beach Zoo, são chilenas. Ao entrar no recinto dos flamingos, a gente já percebe a curiosidade de alguns, o desinteresse de outros, e acaba por descobrir que cada um tem o seu jeito especial. Na realidade, eles nem gostam de ser tocados. Mas eles podem tocar na gente! – Sabidinhos (risos).
Aqui com os guardiões e os flamingos aprendemos sobre a dieta deles, a qual é rica em pigmentos alfa e beta-carotenóides. As fontes mais ricas de carotenóides são encontradas nas algas e vários invertebrados, os quais compõem a maior parte da dieta de um flamingo – por isso as penas têm tonalidade rosa.
Descobrimos, também, que quando o pássaro está sob um pé só, ele está descansando.
Enquanto perguntamos, ouvimos os fatos e curiosidades, um fotógrafo do zoo tira nossas fotos – uma dela faz parte do pacote como souvenir. Após esse primeiro “bate-papo”, vamos marchar com eles pelo zoológico. As crianças e adultos ficam muito entusiasmados ao vê-los. Não teve uma só pessoa que não parou para tirar fotos e filmar!
Ao retornarmos, os alimentamos de pertinho com a possibilidade de vê-los filtrando o alimento da água. Estando em águas rasas, ou mesmo com a gente, eles baixam seus pescoços e inclinam suas cabeças levemente para baixo, permitindo que seus bicos fiquem voltados para trás. Dessa forma eles filtram os alimentos, que podem ser muito grande para eles. No copo, água e algas carregadas de pigmento laranja-avermelhado do beta-caroteno, o qual também está presente em muitas plantas, mas especialmente em tomates, espinafre, abóboras, batata-doce e, claro, cenouras.
A experiência acontece diariamente às 12:15h e é adequada para visitantes com idade igual ou superior a 5 anos. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto acima de 18 anos. O custo é apenas $30 para os membros do jardim zoológico ($35 para não-membros), e há um máximo de 6 pessoas permitidas por encontro, que exigem registro prévio (cheguem cedo para preencher os papéis) e admissão. Para obter mais informações, visite www.palmbeachzoo.org/flamingo-experience.