Antes do presentaço que vai ser o meu último post da Turquia, quero deixar aqui mais umas diquinhas para vocês.

Pontos Turísticos:
Galata Tower ou Torre de Cristo em latim:
image

Fui para Galata Tower de Tram. Peguei bem na praça de Sultanahmet e saltei na para própria chamada Karakoy. Andei mais um pouco subindo uma ladeira e logo a vi ali a minha esquerda. Mal pude acreditar que estava do lado de um dos ícones mais marcantes da cidade de Istambul. Essa torre de nove andares foi construída pelos genoveses no século 13 para controlar o tráfego no Bósforo e Golden Horn.

Apesar de não ter tido tempo para subir, dizem que a vista panorâmica da cidade é deslumbrante. Fica aberta todos os dias de 9 da manhã às 8 da noite. A entrada custa 11 liras Turca.
Indico também  o Spice Bazaar…
 
image

Cortesia de istanbulitemag.com

… e o Dolmabahce Palace

image

Cortesia de magiccityistanbul.blogspot.com

Não conheci por dentro por estar com a agenda cheia. Mas vi por fora e merece a visita. Não abre aos domingos.

 
Para quem tem interesse em conhecer um dos bairros descolados da cidade com griffes das “braba” como Chanel e cia, partam para Nişantaşı (lê-se Nichantashê). Por falar nisso, tenho outra curiosidade. Os turcos falam Capadóquia e não, Capadócia como a gente lê.
A Michele do Turistambul tem altas dicas de restô pela area. Mais uma vez, o website é www.turistambul.com

image
Outra diquinha meio insider de quem distripou a cidade é uma ruela por trás do Four Seasons Sultanahmet. Cheia de restaurantezinhos charmosos, bem movimentada e com umas lojinhas bacanas. Uma delas tenho que indicar aqui, porque me apaixonei pelos anéis e tapetes. Comprei o anel dos anéis lá! Me “amostro” é muito com ele, kkkk.
image

image

A Arasta tem um conceito bem diferente das lojas do Grand Bazaar. Não se pechincha e o dono, Hamdula Ahkaya, diz que aprendeu com Louis Vuitton. Tão vendo aí, né, como lá só se encontra o crème de la crème? Para quem quiser dar uma olhadela antes, o website deles é www.arastacarpet.com

image

image

image

Pois é, gente… acredita que até hoje ainda penso na minha viagem? E certeza, que na próxima vez, passo uns 15 dias. quero voltar a Bodrum – próximo capítulo da minha vida Sultanesca – ir a Capadocia, Pamukkale e tudo que eu tiver direito.