Como prometido, vamos ao jantar sultanesco mais ever da minha vida! Em primeiro lugar deixa logo eu dizer que se vocês estiverem em Istambul e não forem conhecer o Çırağan Palace Kempinski vocês só podem estar chupando manga com febre – sei nem se isso procede, mas frase de mãe a gente acredita, rs.
image

Que lugar lindo, imponente e cheio de detalhes, seja na arquitetura otomana ou em uma simples porta. que poderia ser uma madeirinha mixuruca… mas não. É logo um portão de madeira entalhada de reviravoltas, com muito mármore ao redor e chandeliers espalhado por tudo quanto é canto. E o motivo de todo esse inshallah é que o Çırağan Palace foi construído na época em que os sultões otomanos mandavam fazer seus próprios palácios, ao invés de usarem o de seus ancestrais. Daí vocês já viram, né? Dinheiro sobrando, eles danavam a ostentar. E ainda bem, porque é realmente de encher os olhos e o Çırağan é o ultimo palácio que seguiu essa tradição. Hoje um hotel da griffe Kempinski.

image

Com um convitinho básico para dar meu ar da graça de plebéia por lá, foi “facim facim” dizer sim e escolhi um dos restaurantes, o Tuğra, para deixar minha viagem mais chic e romântica. Chic, porque tudo é de impressionar. Vocês sabem como eu sou… presto atenção em tudo e até a toalhinha de higienizar as mãos tinha o bordado característico da Tuğra, assinatura do sultão. As louças são maravilhosas e os pratinhos com toque turco para terminar de abalar minha paixonite pela cama, mesa e banho turca. Olhem os detalhes nas fotos. Se voltasse no tempo para casar, faria minha lista de casamento em Istambul #bicharycah.

image
Já a parte romântica, devido à vista! O Estreito de Bósforos fica logo ali. Se vocês planejarem a viagem para uma época de temperatura mais amena, peçam para para sentar na sacada. Aí é que o negócio vira sultânico mesmo! Como estava friozinho, fiquei no interior, mas a teimosia cosmopolita foi passear pelos terraços do palácio e apreciar ao longe a Europa e a Asia de uma só vez!
image

image

Como na Turquia a romã é uma fruta que simboliza abundância e fertilidade, ela está sempre presente. Adoro fazer parte do local quando estou viajando, por isso pedi essa bebidinha de pomegranate (romã em inglês). Repeti a dose!

image

Provei tudo que me foi recomendado e tirei meu chapéu para a arte nas mãos do chef Ahmet Kara. Um talento em forma de gente, principalmente na delicadeza em me visitar na mesa com uma bandeja de baklavas e uma sobremesa de chocolate com folha de ouro comestível. Foi muita inshalazisse para uma pessoa só!

image

image

image

image

Adorei todos os pratos, a maneira como nos foi apresentado e, mesmo não comendo carneiro por motivos superiores, achei o máximo o jeito como eles cozinham em uma garrafa tipo barro e quebram o gargalo na mesa, retirando o conteúdo e servindo ali na sua frente. Não gente… é realmente de encantar e se manga com febre é atestado de loucura ou não eu não quero saber. Mas vocês tem porque tem que colocar o Tuğra  em uma noite especial da viagem!

 
Sei que já fiquei com cara de tacho falando das minhas experiências em Istambul. Mas quem está apaixonadao é assim mesmo. Fala o tempo inteiro a mesma coisa, suspira e espalha aos quatro cantos do seu estado eufórico. Não tinha como me sentir diferente com o Tuğra e com as todas as outras experiências que vivi nessa terra rica de meu Deus.
Thank you, Çırağan Palace Kempinski team for having me. It was one of the most delightful experiences I have ever had. It made me proud and happy to write a story about this enchanted place to my Brazilian readers. All my best, Mila.