Oi “pipol”,
Como estão de finde? Eu estava doida para dar um pulinho na praia… Ô secura essa minha, né? Pena que Orlando não tem mar… mas tem a Disney… E por falar em Disney, é sempre tão bom dá um passeio por lá… Mas nem tudo são flores, óbvio. O que quero dizer é que apesar do encantamento, é importante que a gente se adapte à cultura do lugar. Aqui, acho que muitos de vocês sabem, quando vamos a um restaurante, devemos pagar a gorjeta. Infelizmente, o brasileiro é conhecido como não “reconhecedor” do serviço.
Eu sei, gente, que ninguém gosta de se sentir obrigado a fazer algo, mas é só uma maneira diferente de pensamento.
Com um tempo, a gente se acostuma com essa realidade e é por isso, que convido vocês a ler este folhetinho que a Disney está distribuindo em seus restaurantes.
Quando forem a qualquer restaurante daqui dos EUA é de praxe deixar, pelo menos, 15% de gorjeta. Se o serviço superou suas expectativas, deixar de 18 a 20%.
O salário fixo de garçons é quase inexistente, para que eles prestem um bom serviço. O dar gorjeta aqui já está mais do que enraizado e é visto como uma questão de educação.
Nesse caso, sou adepta do ditado em terra de sapo, de cócoras com ele! Papo sério, hein? rsrs… Mas uma aulinha de etiqueta não mata ninguém!