Por conta das minhas postagens aqui no Flórida e no meu instagram @cosmopolitando, todo mundo, repito, toda criatura pensa que sou uma formiga alucinada por doces (risos). Devo dizer, no entanto, que esse pensamento sobre minha pessoa não procede. Não que não goste de doces. Eu gosto! Acontece que pelo fato de apreciar mais os salgados, meu paladar ficou mais exigente para os doces. Vocês vão até ficar confusos depois deste preâmbulo todo, porque hoje vou dar ênfase às sobremesas, mais uma vez. Dá para entender? (risos). A única explicação que tenho para essa dicotomia é que a apresentação dos pratos doces são tão lindas, que não tem como não ceder a tanta formosura.

Importante adicionar que não é todo doce que me agrada não. Sou chata até dizer chega! Ainda mais quando se tem uma mãe que faz doces maravilhosos, como a minha! E outra, aqui nos EUA não é muito fácil achar sobremesa nota dez. Muitas delas tem sabor artificial e pela praticidade de se ter tudo em série, não são frequinhas.

Dito isso, é quase como se eu tivesse em uma caçada ao pospasto perfeito. Todavia, para a glória dos formigões de plantão que lêem este blog, essa perseguição acabou no dia que conheci o Cítricos, restaurante de culinária mediterrânea, aqui em Orlando. E olha que não sentei simplesmente para saber do que estou falando. Fui convidada para entrar na cozinha, conhecer os chefs e ver de perto a produção das sobremesas mais especiais do cardápio. Provei três e me apaixonei!

Cozinha Cítricos

Assisti a todo o processo de como enfeitar o prato com riscos e gotas, “massaricar” bananas, arrumar quenelles (ítem, como sorvete, em forma oval) e montar todo o misancene necessário para comermos, também, com nossos olhos. A minha sobremesa preferida foi a warm chocolate banana torte (torta de chocolate e banana). Além da apresentação com todo esse chocolate belga rebuscado, que faz alusão ao portal de entrada do restaurante, o gosto do chocolate com a banana e o sorvete é dos deuses! Tem que comer assim tudo misturado mesmo. Aí é que está a graça!

Arrumando...

Warm chocolate banana torte

Provando...

A torta de limão também ficou quase no empate. A casquinha de chocolate com o sorbet de tangerina davam um toque que só provando mesmo para entender. O tiramisu, com marcarpone italiano, estava bom. Devo confessar, porém, não ser muito fã de café. Mas para quem é, está aí uma ótima pedida!

Key lime pie

Provando...

Tiramisu

Por falar em ser fã de algo, volto a afirmar meu amor por salgados e, termino minhas dicas recomendando um prato salgado no Cítricos: o sautèed Florida rock shrimp, um prato de spaghetti com camarão, queijo feta e um nome, digamos assim, apropriado para o blog! (risos). Ah! Para um evento especial, considerem reservar o “Chef’s Domain” at Citricos. Um jantar privado para 12 pessoas com um menu feito pelo chef de cozinha, exclusivamente para o grupo. O mínimo de $800 (cerca de R$3.200) por grupo é exigido.

Chef's Domain at Cítricos