Gente do céu, olha só que bacana essas dicas de como trabalhar na Disney. Tudinho escrito por uma ex cast member, a Juliana Barros, que é minha seguidora no Instagram (@cosmopolitando).

“Trabalhei no 3D do vida de inseto no Animal Kingdom, morro de saudades de lá!” diz a Disney Freak (como eu, rs).

Manda brasa, então, Ju! Acho que muita gente vai amar saber detalhes que só você conhece!

fwb_disneyworld_20150202

 

Como trabalhar na Disney

 

A  Disney World oferece, todo ano, um programa de work experience para universitários interessados em trabalhar em seus parques e hotéis. O programa tem duração média de 02/03 meses, correspondendo às férias escolares do Brasil (as saídas são no final de novembro/início de dezembro, com retorno no início de fevereiro). É uma ótima oportunidade para quem ama a Disney e quer ter maravilhosas experiências profissionais e pessoais.

 

Como se inscrever: A única empresa no Brasil que faz a seleção para o programa é a STB. Para que a pessoa possa participar do processo seletivo, deverá se inscrever no site da STB (por volta de março) e assistir uma das palestras promovidas pela empresa, que explicará em mais detalhes o programa e como funcionará o processo seletivo. Essas palestras ocorrem em diversos locais em cada estado, devendo o candidato ficar atento às datas pelo site da STB.

 

Processo seletivo: Após assistir a palestra, será marcada uma entrevista com os funcionários da STB (ela ocorre, normalmente, em junho). A entrevista será em dupla ou trio, em data e horários definidos pela STB. Ela será realizada em inglês e serão feitas perguntas sobre o candidato, o curso que ele está fazendo, o que ele espera do programa, dentre outros.  Os aprovados serão chamados para uma nova entrevista, normalmente em agosto, que também será feita em inglês, mas, agora, com profissionais da própria Disney, que vem ao Brasil para selecionar os futuros funcionários. Além de perguntas pessoais e profissionais, os avaliadores, muitas vezes, colocam situações para os candidatos, avaliando como eles se sairiam em cada hipótese. Como exemplo, na minha entrevista me perguntaram o que eu faria se tivesse uma mãe sozinha com uma criança pequena querendo ir a uma montanha-russa e a criança não tivesse altura para ir. Para a menina que fazia a entrevista comigo, pediram para ela demonstrar como venderia uma caneta ao avaliador.

 

OBS1: Não há entrevista em todos os estados do país, assim, pode ser que o candidato tenha que viajar para outro estado para participar do processo seletivo.

 

OBS: Sugiro que o candidato vá arrumado para ambas as palestras, em especial a segunda – ele não pode esquecer que se trata de uma entrevista de emprego!

 

Requisitos: Para se candidatar, a pessoa deverá ter mais de 18 anos, ser estudante universitário, falar inglês fluentemente e ter o ‘disney look’, o que quer dizer que a pessoa deverá ser extrovertida, alegre, flexível com questão de horário.

 

Trabalho: O Cast Member (nome dado ao funcionário da Disney) poderá ser alocado em qualquer lugar do complexo Disney, ou seja, poderá trabalhar nos hotéis, resorts ou Downtown Disney. Há diversas funções que a pessoa poderá ser escalada. Dentre elas, as mais comuns são trabalhar nas lojas (eles chamam de merchandising), com comida (existe o quick service, que é trabalhar com fast food, ou full service, que é trabalhar em restaurante),  nos brinquedos (attractios/operations), na limpeza dos parques (custodial), salva-vidas, personagem (que será definido de acordo com a altura da pessoa).

 

Cabe ressaltar que o candidato poderá colocar a ordem de preferência, mas ela não será necessariamente seguida pela Disney. No meu caso, eu era louca para trabalhar em loja, mas acabei trabalhando em brinquedo. No final, acabei amando a experiência. A pessoa saberá a função que exercerá quando da aprovação no processo seletivo, mas só descobrirá o local do trabalho quando chegar lá. Apesar da maior parte querer trabalhar nos parques, em especial o Magic Kingdom, todos os locais tem as suas vantagens e desvantagens, não existe um local que seja melhor.

 

Moradia: Os funcionários ficarão nos condomínios da Disney. Os brasileiros podem ficar em 03 condomínios, sendo de 02 a 08 pessoas em cada apartamento. A Disney que escolherá a formação das casas, os Cast Members só descobrem chegando lá. Mas sempre haverá divisão de meninos e meninas e maiores e menores de 21 anos (idade que pode consumir bebida alcoólica).  O valor do aluguel é descontando automaticamente do salário da pessoa e já inclui o transporte.

 

Transporte: Os condomínios têm ônibus para cada um dos locais de trabalho da Disney, além de ter para o Florida Mall e Walmart (esses, contudo, passam com menor freqüência). Os ônibus tem horário certo para passar em cada condomínio e são exclusivos dos funcionários.

 

Jornada de trabalho: O Cast Member irá trabalhar de 30 a 40 horas semanais, tendo, normalmente, 02 dias na semana de folga, que não serão necessariamente sábado e domingo. Na semana de natal e ano novo o horário poderá ser maior, mas o funcionário receberá hora extra sempre que trabalhar acima de 40 horas.

 

Remuneração: O Cast Member recebe a partir de 09 dólares a hora. O dinheiro é depositado na conta do funcionário semanalmente, já descontada a moradia. O interessado deverá pagar a própria passagem para ir até Orlando.

 

Vantagens: O Cast Member poderá entrar e sair a vontade dos parques da Disney, além de ter desconto nas lojas e hotéis, para caso a família queira visitar.  O mais importante é a experiência pessoal e profissional que a pessoa terá.

 

Para quem se interessar, deve ficar de olho no site da STB no inicio do próximo ano, para se inscrever e participar do processo seletivo http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/cultural-exchange-program.

 

Que texto esclarecedor,Ju! Muito obrigada! Espero ver você por aqui em breve para te dar um abraço de Disney Freak para Disney Freak!