Dizem por aí que toda dieta começa segunda-feira. Isso se vocês pararem a leitura exatamente aqui!

Pelo visto, a curiosidade foi maior, heim? Pois agora aguentem as pontas e a fome, porque Randy Garutti, CEO da “Shake Shack”, juntamente com o diretor culinário Mark Rosati e a autora Dorothy Kalins, lançaram o livro de receitas: Shake Shack: Recipes & Stories.

O “mapa” da mina já está disponível na Amazon, mas vou passar a receitinha de um dos sanduíches mais famoso dos EUA e que caiu, literalmente, na boca do povo.

Não tem um cristão que não prove um, ao menos uma vez, quando turistando por Orlando e Miami. Já são 131 locais com planos de inaugurar mais 24 este ano.

Livro de receitas Shake Shack

A receita para o molho Shack é uma mistura de Hellman, Dijon, Heinz, suco de pepino, sal e pimenta. “Nós fazemos o nosso do zero”, diz Garutti, mas quando ele e Rosati começaram a testar as receitas do livro, chegaram à conclusão de que não eram receitas as quais a maioria das pessoas gostaria de fazer em casa, por conta da trabalheira e bagunça – sou dessas.

Os autores adaptaram as receitas usando ingredientes mais fáceis de encontrar, como a maionese comprada no supermercado, ao invés de prepará-la desde o ovo, azeite, etc, fazendo assim, com que o passo a passo fosse mais curto. Caso contrário, quando o hambúrguer finalmente estivesse pronto, nós já teríamos comido os dedos antes (risos).

O livro é para super fãs do sanduíche e para os que querem aprender a imitar o gostinho peculiar do sanduba, sem ter que comprar nada rebuscado para tal.
A versão de casa não vai ficar com o mesmo apelo e embrulhadinha no papel com logomarca. Tão pouco, virá com batatinhas cobertas com queijo derretido. Contudo, enquanto o Shake Shack não chega no Brasil, vocês vão poder matar um pouco da vontade!

Anatomia de um hambúrguer Shake Shack

Tomem nota:

4 pães de hambúrguer (pão de batata)

4 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

4 colheres de sopa do “quase” molho Shack

4 folhas de alface

8 fatias finas de tomate

1 kg de carne moída dividida em 4 partes

½ colher de chá da mistura de sal e pimenta da marca

4 fatias de queijo Americano


Mistura “Shake Shack” de sal e pimenta

½ xícara de sal kosher com ½ colher de chá de pimenta recém molhada


“ShackSauce” – os autores disseram que há muito tempo que a chave secreta da receita está desaparecida – me engana que eu gosto. No entanto, pesquisa vai, prova aqui vem, eles aproximaram a receita o melhor que puderam com ingredientes fáceis de ser encontrados.

½ xícara de maionese de Hellman
1 colher de sopa de mostarda Dijon
3/4 colher de chá de ketchup Heinz
¼ colher de chá do caldo que preservam picles em conserva
1 pitada de pimenta caiena

Modo de preparo

Como preparar a carne

1. Aqueça uma grelha de fogo médio a baixo. Enquanto isso, abra os pães de hambúrguer e pincele o interior com a manteiga derretida. Coloque-os com a metade da manteiga virada para grelha até dourar – 2 a 3 minutos. Transfira-os para um prato. Coloque o molho na outra metade. Adicione um pedaço de alface e duas fatias de tomate.


2. Aumente o fogo e aqueça a grelha – 2 a 3 minutos.


3. Molhar uniformemente uma pitada da mistura de sal e pimenta em cima de cada montinho de carne.


4. Coloque os montinhos na grelha com o lado temperado para baixo. Amasse cada montinho de carne firmemente para que fiquem em forma circular. Polvilhe uniformemente com outra pitada da mistura de sal e pimenta.


5. Cozinhe os hambúrgueres até que as bordas estejam douradas e os “sucos” que se soltam da carne estejam borbulhando, por cerca de 2½ minutos. Deslize uma das espátulas embaixo do hambúrguer para soltá-lo da grelha e raspe a crosta acastanhada caramelizada. Virar os hambúrgueres. Coloque o queijo no topo e deixe por mais 1 minuto.

6. Transfira os cheeseburgers para os pães preparados previamente e bom apetite!